- Configurado um tema

A configuração de um tema costuma ser bem simples, mas pode confundir marinheiros de primeira viagem pois se divide em duas partes, as configurações globais e as especificas de cada tema ativo. Você pode alterar entre elas clicando nos links do canto superior direito.

As configurações globais são usadas por todos os temas, mas podem ser sobreescritas por qualquer um deles. Repare que não há muito mistério nessa parte, por padrão todos os elementos da página estarão ativos, mas caso queira ocultar algum, basta desmarca-lo que ele não será mais exibido no site. Alem disso, é possível utilizar outra logo e outro favicon ao invés dos que vem por padrão no tema, para isso basta desmarcar as respectivas checkboxes e fazer upload das imagens. 

Porem, uma opção mais interessante, que leva em conta versionamento, é substituir os arquivos logo.png e favicon.ico que estão na pasta do tema. Você também pode alterar o arquivo screnshot.png caso queira utilizar uma imagem de prévia diferente para seu tema (exibida em admin/appearance).

Para demonstrar as configurações especificas, vamos utilizar o tema Bartik. Ele apresenta um recurso bem legal de alterar a cor do tema pela interface, basta escolher um dos presets que o acompanham ou criar o seu próprio utilizando o seletor de cor.

Repare também que mais abaixo na página estão disponiveis as mesmas opções vistas nas configurações globais, essas opções servem para sobreescrever as regras globais, então, caso queira que algum tema não exiba um item ativo por padrão basta desmarcar a opção e pronto.

- Não gostei desses temas, posso usar outros?

Com certeza, felizmente o Drupal tem um quantia considerável de temas gratuitos que podem ser utilizados e modificados de acordo com as necessidades do seu projeto. Basta acessar http://www.drupal.org/project/themes e escolher os temas que lhe agradar mais. Existe um filtro logo no inicio da página para facilitar a busca entre os mais de 500 temas disponíveis para Drupal 7.

Pesquisando na internet, você poderá encontrar sites que disponibilizam temas pagos para Drupal, estes podem ser uma boa opção caso você não encontre exatamente o que procura entre os gratuitos. No entanto, vale ressaltar que o fato de um tema ser pago, não o torna obrigatoriamente melhor que um tema gratuito. Nesse sentido, verifica-se que a maioria dos temas gratuitos existentes são de ótima qualidade e possivelmente atenderão às suas necessidades.

- Achei um tema legal, como faço pra usar ele no meu site?

O processo mais simples e que eu recomendo é baixar o arquivo do tema e colocá-lo dentro da sua instalação Drupal em sites/all/themes, assim o tema irá ser listado na página de aparência (admin/appearance) pronto para ser ativado.

Talvez você tenha notado o link "Install new theme" nessa página, através dele você pode inserir diretamente a url do tema ou ainda apontar para onde você baixou o arquivo e fazer upload dele. Não recomendo muito esse metódo por várias razões, a primeira delas é que isso simplesmente não funciona em um localhost pois precisa configurar FTP, a segunda é que esse método sobe o tema diretamente para o servidor, pulando o processo de versionamento do repositório local, então caso você esteja usando GIT, SVN ou qualquer outro sistema de versionamento, o tema não irá aparecer no repositório.

Pronto, agora você já sabe alguma coisa sobre temas, na próxima parte desse guia vou adicionar um pouco de complexidade e começar a falar sobre os "starter themes" para que você saiba como criar seu próprio tema, baseado em um já existente.

 

Comentar

muito bom
a maior dificuldade de iniciantes no drupal é a falta de informações simples .
gostei do captcha, acessível a leitores de telas.